ACONTECEU

No ano de 2020, a jornada interna anual do GAEPSI, ocorreu em dezembro de 2020, de forma online, seguindo todos protocolos da Covid-19.

 

Esse é um momento muito prestigiado pela instituição, aonde durante dois dias psicoterapeutas em formação e docentes apresentam suas produções científicas. Estes  trabalhos surgem de temas abordados durante os seminários ao longo do todo ano e são apresentados aos colegas na última semana do ano letivo.

 

As palavras da Diretora de Ensino, Cristina Dariano Kern, sintetizaram o que foi a jornada:

“ Iniciamos a jornada com um trabalho sobre pacientes psicóticos que foi marcado pela extrema sensibilidade e flexibilidade da terapeuta, indo ao encontro da paciente (mudança de lugar do quadro para o ambiente virtual), e não ficou à espera que a paciente se adaptasse à técnica.
Seguimos flexíveis, indo além muros com o ES-QUISITO. E seguimos sendo humanas, transformando aos poucos as mães desérticas permitindo almofadas amarelas (tal como Van Gogh) que vibram e trazem vida.
Não entramos na roda viva (morta) da compulsão à repetição e criamos, criamos muito. E numa coragem de entrega tão, tão linda de ver!
Como insatisfeitas que somos com a dor humana, buscamos nos colocar como testemunhas da dor narrada e sobrevivemos às manifestações de fracassos de nossos pacientes.
Da necessidade de estudar outros autores além do nosso primeiro mestre, Freud, aprofundamos a inveja em Melanie Klein.
Repetir o passado supostamente esquecido nos oportuniza, na transferência, ajudar na dupla terapêutica um verdadeiro renascimento.
Precioso é nosso trabalho que ajuda nossos pacientes a sair do mergulho da dor, rumo à reconstrução do ego – empapados de esperança!
Sabemos que somos diferentes e ao mesmo tempo parecidos, nativos e estrangeiros, mas sem perder a singularidade – somos “gente” e isto não vamos esquecer!
E chegamos na Casa de Clarice, casa afetiva construída a 4 mãos. E nos faz pensar na nossa casa Associação de Psicoterapia Psicanalítica Gaepsi: casa construída a muitas mãos, muitas mentes e corações!”

 

R. Amélia Teles, 83
Bairro Petrópolis
CEP 90460-070 – Porto Alegre – RS
Fones: (51) 3331.3781 / (51 )991126225 | contato@gaepsi.com.br

 
logo aba site
Todos direitos reservado. 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.