– Formar psicoterapeutas de orientação analítica através de seminários teóricos, clínicos e supervisões individuais e coletivas. Esses são espaços de aprendizagem, trocas e reflexões. Aqui os psicoterapeutas em formação têm a oportunidade de estudar profundamente a psicanálise, desde a origem freudiana como também o desenvolvimento de conceitos de autores ícones, atrelados às mudanças impostas pela atualidade.
– Preparar os novos psicoterapeutas para os desafios da clínica, desde os quadros da psicopatologia, até as abordagens dos sofrimentos da vida pós-moderna.
– Oferecer um espaço de convívio e trocas, entre colegas durante a formação.
– Oportunizar aos colegas, após a conclusão da formação, a possibilidade de fazer parte do quadro de associados da instituição.
– Público-alvo: psicólogos, médicos e estudantes de psicologia do último ano.
– Duração: 6 semestres de estudo teórico e 150 horas de supervisão com 3 supervisores diferentes.
– Conteúdo: O programa teórico baseia-se essencialmente na teoria freudiana e em outros autores consagrados da psicanálise, como: Melanie Klein, Winnicott, Lacan e Bion e também autores contemporâneos, tais como André Green, Rossillon, Baranget e tantos outros.
– Conclusão: Após o término dos seminários teóricos e clínicos e das três supervisões, o aluno deverá realizar uma monografia teórica clínica para obter a diploma de conclusão do curso.
Denise Zimpek Pereira
Eliana Spillare da Costa
Gilda Soares
Luciana A. Ferraz
Márcia Semensato
Patrícia Scalco
Rosa Beatriz Santoro Squeff
Simone Accetta Groff
Lúcia Rech Godinho
Maria Isabel Pacheco